Atividade industrial volta a crescer no RS

Presidente da FIERGS ressalta que cenário mantém tendência negativa

O nível de atividade da indústria gaúcha voltou a crescer em maio, 2%, na comparação ajustada sazonalmente com abril. É o que mostra o Índice de Desempenho Industrial, divulgado ontem (10) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.

 

n/d

 

O índice não aumentava desde novembro de 2022. Foi apenas a segunda alta desde agosto do ano passado, período que acumula uma queda de 7,2%. Apesar disso, a atividade está, na pesquisa de maio, 7,5% acima do nível anterior ao da pandemia, em fevereiro de 2020.

 

O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, avalia que mesmo com alta da atividade no mês, os indicadores não mostram mudança relevante na trajetória recente da indústria gaúcha, que continua oscilante com clara tendência negativa desde o final do ano passado.

 

Segundo Petry, a incerteza econômica, a taxa de juros elevada e os baixos níveis da demanda e da confiança empresarial são os principais fatores que atualmente restringem a atividade industrial gaúcha, cuja expansão na passagem de abril para maio foi puxada, principalmente, pelo faturamento real, elevação de 3,5%, e pelas compras industriais, 3,7%.//Diário da Manhã


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

NO AR

Pelotense a Caminho do Sol - Musical

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS