Sindicato dos Servidores pede atenção da população
A Polícia Civil investiga funcionários de instituições financeiras suspeitos de usar dados de aposentados e pensionistas do Rio Grande do Sul para contratação de empréstimos consignados.
De acordo com o delegado Rafael Soares Pereira, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e responsável pela investigação, há casos de pessoas que tiveram, em suas contas, mensalidades de serviços contratados canceladas e até pagamentos de seguros e planos de saúde excluídos para abrir limite para a contratação dos empréstimos.
O Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul afirma que a população não deve passar nenhum dado, como login e senha, por telefone.
A Federação Brasileira dos Bancos disse, em nota, que o sistema de autorregulação do crédito consignado busca acabar com as más práticas relacionadas à oferta desse tipo de crédito desde 2020. Além disso, que sempre comunica as autoridades sobre falsificações.//g1