Registro de federações partidárias termina nesta terça

Coligações são válidas só para apoio de candidaturas majoritárias

Encerra-se nesta terça-feira o prazo para que as federações partidárias que queiram disputar as eleições deste ano obtenham o registro do estatuto junto ao Tribunal Superior Eleitoral. 

 

n/d

 

É a primeira vez que as eleições brasileiras testam esse modelo, que gerou a formação de três alianças envolvendo sete partidos: PT, PCdoB e PV; PSOL e Rede Sustentabilidade; e PSDB e Cidadania.

 

A figura das federações surgiu após o fim das coligações partidárias, que foram proibidas para cargos proporcionais a partir do pleito de 2020, após aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição em 2017, no Congresso. No ano passado, a Câmara tentou retomar as coligações, mas foi barrada pelo Senado.

 

A ideia do fim das coligações é impedir que candidatos com pouco percentual de votos conseguissem se eleger por meio dos partidos que estavam coligados.

 

Agora, as coligações só são válidas para apoio de uma candidatura nas eleições majoritárias (presidente da República, governador, senador ou prefeito).//Correio do Povo


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

NO AR

Pelotense a Caminho do Sol - Musical

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS