Mais de 60 pais e responsáveis já fazem parte do programa
O programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, política pública municipal que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz, está sendo retomado nas escolas da rede municipal.
Durante esta semana e na próxima, a Prefeitura dá início à inserção da metodologia socioemocional em instituições de ensino infantil, para famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de aproximar pais e filhos e fortalecer os vínculos afetivos entre eles.
No momento, conforme explica a coordenadora do ACT, Aliceia Ceciliano, cerca de 15 facilitadores e mais de 60 pais e responsáveis estão envolvidos.
A expectativa é que mais cuidadores participem, à medida que o programa for implantado em outros educandários. Em junho, começa a formação de novos facilitadores da iniciativa.
O programa, que é política pública desde 2019, é executado em Escolas Municipais de Ensino Infantil, e, até o final de 2022, é esperado que todas as Emeis contem com a estratégia.
Neste ano, socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo e apenados do Presídio Regional de Pelotas também participaram das atividades socioemocionais.//Prefeitura de Pelotas