Durante pandemia, muitas pessoas abandonaram o tratamento
A Prefeitura de Pelotas começará o serviço de telemonitoramento dos casos de tuberculose na cidade a partir de amanhã. Por meio de contato telefônico, o cidadão será acompanhado pelos profissionais que integram a equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde.
O telemonitoramento será desenvolvido em parceria com projeto de extensão da Universidade Católica de Pelotas, intitulado "Adesão – Fortalecimento das ações de controle da tuberculose".
A ideia, segundo a coordenadora da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias, Greice Matos, é reverter o alto índice de abandono do tratamento ocasionado durante a pandemia.
O serviço de telemonitoramento ocorrerá a partir da assinatura de um termo de consentimento dos pacientes que já se tratam por meio do programa municipal. Ao aderir à nova proposta, as equipes farão ligações semanais com o fornecimento de orientações, acompanhamento dos agendamentos das consultas, incentivo à continuidade do tratamento e busca ativa de pacientes em abandono.
Pelotas registra hoje cerca de 170 pacientes em tratamento contra a tuberculose.//Prefeitura de Pelotas