Produtores estimam queda na safra de erva-mate para 2021 no RS

Falta de chuvas em 2020 e geada no ano anterior devem impactar na colheita do produto, segundo dados do setor. Colheita da erva-mate iniciou no fim de maio

A colheita da erva-mate começou no final de maio com expectativa de 280 mil toneladas para este ano no Rio Grande do Sul, uma queda de 5 a 10% a menos do que o resultado de 2020, quando foram colhidas aproximadamente 300 mil toneladas. O resultado, de acordo com o sindicato do setor, Sindimate, é consequência da estiagem no ano passado, e geada de 2019.

A abertura da colheita foi realizada oficialmente pela Secretaria de Agricultura, no último dia 24, em uma propriedade produtora em Ilópolis, no Vale do Taquari.

A cadeia produtiva da erva mate movimenta quase meio bilhão de reais no estado, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs) de 2019. Atualmente são cerca 250 indústrias que atuam com o beneficiamento de erva-mate e 14 mil produtores especializados.

Neste ano, durante o lançamento do início da colheita, o governo do estado reforçou o compromisso de investir em obras de infraestrutura nas regiões produtoras, com a reforma da rodovia ERS-332 e a pavimentação entre Santa Tereza e Muçum, que liga a região do Vale do Taquari ao Vale dos Vinhedos, na Serra.n/d


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

NO AR

A Noite é Nossa

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS