Prefeita de Pelotas analisa dados sobre a Covid-19 em crianças

Médico Michel Halal apresentou estudo e pesquisas internacionais que mostram baixos índices de transmissão e óbitos por Covid-19 entre as crianças

A prefeita Paula Mascarenhas esteve reunida na tarde desta quarta-feira (12,) com o médico pediatra Michel Georges Halal. A reunião de forma virtual foi pedida pelo especialista para detalhar estudos científicos realizados por ele no que tange o impacto da pandemia de Covid-19 nas crianças e a viabilidade para o retorno às atividades escolares presenciais.

Durante o encontro, Halal apresentou o estudo que desenvolveu ao longo do ano passado intitulado "Crianças na pandemia de Covid-19 – vítimas silenciosas", com dados e evidências embasadas em artigos e comprovadas por pesquisas publicadas recentemente em revistas científicas, como The Lancet e Pedriatrics. 

Segundo o pediatra, esses dados apontam baixos riscos de transmissão do vírus e também de óbitos ocasionados pela Covid em crianças. Entretanto, outros estudos mostram fortes impactos na saúde mental dos pequenos com maior prevalência de sintomas de depressão, ansiedade e uma enorme perda no desenvolvimento sócioemocional. Halal concluiu com a constatação de que as crianças não são vetores de transmissão. "As crianças sofreram muito mais não podendo ser crianças, com grandes impactos comportamentais negativos. O médico é favorável ao retorno das aulas presenciais com o cumprimento de todas as medidas de segurança, inclusive com a retomada de atividades recreativas ao ar livre para minimizar os resquícios do isolamento.

A prefeita Paula agradeceu muito a explanação dos estudos e disse que vem acompanhando as últimas informações de que as crianças mais são contagiadas do que contagiam, além de que as ocorrências de gravidades são pequenas. "Também estou angustiada com essa situação porque sou professora e gestora e entendo que as crianças e os adolescentes terão esta lacuna, sem a interação, sem o convívio e é algo que não voltará mais. São perdas que não serão mais recuperadas. O conhecimento se recupera, mas a convivência, as experiências, não", descreveu Paula.

Ainda segundo a prefeita, está sendo montada toda uma preparação para que o retorno às aulas no município, de forma gradual e efetiva, a partir do decreto publicado nesta quarta-feira, que autoriza a retomada dos anos iniciais e, posteriormente, obedecendo períodos de 15 dias, os anos finais do ensino Fundamental, e por fim o Médio. 

Paula encerrou pedindo para seguir contanto com o envolvimento e a dedicação do médico e também com o material compilado no estudo para apresentação aos profissionais da educação. n/d


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

NO AR

A voz do Brasil

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS