Governo do RS divulga calendário para retorno das aulas presenciais na rede estadual

Atividades vão ser retomadas a partir de segunda-feira (3) pela educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental. Retorno será gradual e escalonado

A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) divulgou, nesta quinta-feira (29), o calendário para a volta às aulas presenciais na rede estadual. Para evitar aglomerações, o retorno será gradual e escalonado. As aulas vão ser retomadas a partir de segunda-feira (3) pela educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Na quarta (5), será a vez das turmas de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. Na sexta (7), voltam os finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

Na outra semana, a partir do dia 10 de maio, turmas do ensino médio, técnico e curso normal retornam às aulas presenciais. [Veja abaixo o calendário completo].

As aulas serão no modelo híbrido: estudantes terão aulas presenciais nas escolas e também realizarão atividades remotamente.

A carga horária diária para o ensino fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No ensino médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.


Calendário de retorno para as aulas presenciais na rede estadual

- Até 30/4 – organização das escolas
- 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
- 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
- 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
- 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
- 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
- 13/5 – Ensino técnico e Curso Normal

Calendário para escolas com o seguinte perfil: somente ensino médio; escolas EJA e Neejas; escolas com somente educação profissional; escolas especiais

- 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
- 5/5 – Aulas presenciais

O governo estadual acrescentou que as equipes diretivas das escolas estão autorizadas a receber seus professores e servidores para o encaminhamento de todas as ações voltadas ao retorno dos estudantes, seguindo os protocolos sanitários adotados na pandemia.

6. Nova remessa com 360 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chega ao RS

Um avião com 360.950 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Rio Grande do Sul por volta das 10h15 desta quinta-feira (29). A aeronave pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O novo lote tem 353.750 doses da AstraZeneca/Oxford e 7,2 mil da CoronaVac.

Com isso, o estado passa dos 4,2 milhões de vacinas recebidas. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a remessa será suficiente para avançar na vacinação dos idosos, completar a imunização da faixa etária até 60 anos e começar a vacinar pessoas com comorbidades.

A carga foi levada para a Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), na Capital, onde ficará armazenada até que ocorra a distribuição às coordenadorias regionais de saúde, em até 48 horas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. 

Apesar da chegada da nova remessa, o estado ainda enfrenta falta de imunizantes da CoronaVac para completar o esquema vacinal de pessoas que receberam a primeira dose no final do mês de março. Estima-se que 263 mil pessoas estão com a segunda dose pendente.

Por isso, a SES ainda avalia como será a distribuição das 7,2 mil doses recebidas nesta quinta.n/d


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

NO AR

-

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS