Municípios podem adotar medidas equivalentes à bandeira anterior. Medida vale entre terça (23) e segunda (1º). Ensino infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental podem retornar em municípios de bandeira preta
O governo do RS anunciou, na tarde desta segunda-feira (22), que irá manter o sistema de cogestão. Com isso, os municípios poderão adotar medidas equivalentes à bandeira anterior a qual foram classificadas pelo sistema estadual.
No caso, as 11 regiões que estão em bandeira preta podem adotar protocolos de bandeira vermelha e as 10 em bandeira vermelha, de laranja, caso tenham apresentado um plano regional aprovado pelo governo estadual.
A decisão foi tomada após reunião do governador Eduardo Leite com o comitê de crise formado por representantes de diversos setores econômicos do estado e das associações municipais. Segundo ele, foi quase unânime o pedido por manutenção do sistema que dá autonomia de decisão para as prefeituras.
Ao mesmo tempo, o governo ampliou a restrição das atividades para o período entre 20h e 5h. A medida vale a partir desta terça (23) até a próxima segunda (1º).
Nesta segunda, o RS chegou a 11,8 mil mortes por Covid-19 e a mais de 606 mil casos confirmados.
A Prefeita Paula Mascarenhas anunciou que seguirá determinações do governo do Estado, com fechamento das atividades não essenciais, a partir desta terça às 20h.