Surto de Covid-19 é registrado em lar de idosos em Pelotas

Após exames de PCR, 40 moradores positivaram para a doença

A Prefeitura informou na manhã de quarta-feira (16) a ocorrência de um surto de Covid-19 em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), situada no município. A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de (SMS) realizou uma intervenção no local, na sexta-feira (12), depois de agentes da vigilância terem lavrado um auto de infração e constatarem irregularidades em uma vistoria realizada na quinta-feira (11), como o uso de copo de vidro em bebedouros, a utilização de toalhas de tecido nos banheiros, entre outros atos que contrapõem o Plano de Contingência de ILPIs.

No dia 1º de fevereiro, a SMS recebeu a declaração de um óbito como suspeito de Covid, confirmado dois dias depois através de PCR. De acordo com a Prefeitura, neste momento, a secretaria iniciou as investigações na instituição e detectou funcionários positivados para a doença que não haviam sido informados para a vigilância epidemiológica municipal. Após os resultados dos exames de PCR, 40 idosos positivaram para o coronavírus - destes, 32 foram transferidos e desta parcela, cinco já receberam alta e voltaram para casa de familiares.

O município realiza monitoramento diário na casa, de forma presencial. Foram registrados até segunda-feira (15), em consequência do surto de Covid, oito óbitos de idosos residentes do ILPI por coronavírus. As mortes ocorreram ao longo da última semana. A SMS realizou testes rápidos e PCR nos 62 idosos da casa geriátrica e nos 41 funcionários do estabelecimento, pois durante a testagem dois idosos foram transferidos para UTI. A SMS precisou remover, no sábado (13), 26 pacientes positivos para o coronavírus para leitos do Centro Covid e de hospitais da cidade e seis nesta segunda-feira (15). A ação teve como objetivo proteger os idosos e controlar o surto. Outros 22 residentes da casa, que negativaram para a doença permaneceram no local sob observação e ainda há oito positivos em isolamento que aguardam transferência.


A SMS também requisitou ao proprietário do ILPI, por meio de um termo de notificação, que afastasse imediatamente os funcionários com sintomas gripais, que garantisse o atendimento aos idosos negativados com os testes rápidos para a doença - que permaneceram no local -, promovessem a sanitização urgente da casa, além de regularizar imediatamente os apontamentos identificados pela vistoria da vigilância. A ILPI também ficou com o dever de informar todos os familiares dos idosos da situação para que procedam, se assim entenderem, a transferência para outro local.n/d


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

NO AR

Jornada Esportiva ou A Música por Esporte

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS