UPA Areal retoma atendimentos de síndromes gripais

Necessidade da readequação e reforço

Imagem da InternetImagem da InternetFoto: Internet


Em reunião na manhã desta terça-feira (17), o Executivo municipal, Secretaria de Saúde (SMS), gestores dos hospitais, Pronto Socorro, Centro Covid e UPA Areal analisaram a necessidade da readequação e reforço para casos de pessoas com sintomas gripais em Pelotas, com a retomada do atendimento de pacientes com sintomas gripais na UPA Areal, assim como a possibilidade de ampliação de leitos. A medida se dá a partir do registro de aumento do número de confirmados para coronavírus, assim como de internações - um acréscimo de 58% em menos de dez dias, conforme dados da Diretoria de Regulação de Leitos.

 

O planejamento prevê, segundo a secretária de Saúde, Roberta Paganini, a retomada,quarta-feira (18), a partir das 8h, do pronto atendimento exclusivo de casos de síndromes gripais na UPA Areal, como já vinha ocorrendo desde julho.

 

Crianças permanecem atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro Covid. As UBSs recebem casos leves, adultos e infantis, de sintomas gripais, pela manhã - das 8h às 13h e, à tarde, mantêm o serviço rotineiro. Com essa medida, o Pronto Socorro volta a ser a "porta de entrada" para as emergências relacionadas a outras doenças.

 

Durante a reunião virtual, os gestores dos hospitais confirmaram o crescimento de internações nos últimos dias, especialmente em leitos de Enfermaria. Comprometeram-se a analisar a reativação de leitos Covid. A falta de profissionais para compor as equipes, não só médicos, mas enfermeiros e técnicos, foi apontada de forma unânime.

 

"Nossas equipes, com contratação temporária, na grande maioria, não renovaram. O quantitativo usual permanece, mas com muitos afastamentos. Entendemos a nossa responsabilidade neste momento, mas vamos precisar de força externa para recrutamento, como a ajuda da UFPel, tentativas de novas contratações, e autorização para fazer processo seletivo. Vamos necessitar de tempo, mas somos parceiros nesse processo", frisou a gerente de Atenção à Saúde do HE-UFPel, Carolina Ziebell.

 

Fonte: Ascom Pelotas


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

NO AR

Show da Manhã

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS