FURG completa 51 anos

Em 14 de setembro, a FURG também retoma as aulas da graduação, de forma remota

Imagem da Internet

Nesta quinta-feira, 20 de agosto, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) celebra 51 anos de história. Em um contexto tão singular, marcado pela pandemia de Covid-19, a reitora Cleuza Dias observa que “não há como realizar atividades presenciais de comemoração dos 51 anos da FURG, mas há muito que celebrar desta universidade pública, gratuita e de qualidade, tão relevante para toda a sociedade. Ela está aí forte, inclusiva e plural, em seus 51 anos, formando pessoas, produzindo ciência, tecnologia e  desenvolvendo a extensão universitária”.

 

A reflexão também é feita pelo vice-reitor Danilo Giroldo, que destaca a atuação da universidade no enfrentamento à pandemia. “Os 51 anos da FURG ficam marcados pela pandemia da Covid-19, que impactou o mundo todo, o Brasil e nos municípios onde a universidade tem campus, não foi diferente. 

 

Mas, também deixa marcada a capacidade de reação e resposta da FURG em relação a essa pandemia, tanto na produção de ações de enfrentamento à Covid-19 por todas as áreas do conhecimento, saúde, tecnológica, humanidades que acabaram se envolvendo no combate ao coronavírus, e isso mostra a capacidade instalada da FURG e sua capacidade de resposta a uma crise bastante aguda”, afirma.

 

A universidade integra o Comitê Municipal de Prevenção e Cuidado ao Coronavírus (Covid 19) do município do Rio Grande e também o Comitê Científico de apoio ao enfrentamento da pandemia Covid-19 do Governo do Estado. Uma série de ações foi organizada por diferentes unidades e cursos da universidade para combate à pandemia e superação dos desafios que ela traz, como criação de EPIs e equipamentos para prevenir o contágio, serviço de apoio a pequenos negócios, aulas on-line para estudantes que se preparam para o Enem, apoio a docentes do ensino básico, entre outras ações. 

 

Em 14 de setembro, a FURG também retoma as aulas da graduação, de forma remota, depois de um intenso processo de diálogo e construção com a comunidade universitária.

 

Em novembro, a universidade reflete sobre a ciência como compromisso social em seu principal evento de divulgação científica, a Mostra da Produção Universitária. Como parte dos desafios deste novo cenário, pela primeira vez o evento acontece de forma on-line.

 

Fonte: Universidade Federal do Rio Grande


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

NO AR

Jornada Esportiva ou Final de Semana com o Sucesso

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS