Simulador de evolução da Covid-19 desenvolvido pela FURG e IFRS ganha banco de casos de cidades brasileiras

Evolução do novo coronavírus

Imagem da InternetImagem da InternetFoto: Internet

Um banco de dados atualizado automaticamente com parâmetros da evolução do novo coronavírus em algumas cidades brasileiras foi acrescentado ao Simcovid, simulador para análise e previsão da evolução da pandemia de Covid-19. O software foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e está disponível de forma gratuita para ser instalado em equipamentos com sistemas operacionais Windows.

 

Os pesquisadores Sebastião Gomes, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG, e Carlos Rocha, do Campus Rio Grande do IFRS, responsáveis pelo Simcovid, explicam que a nova versão do software amplia as informações a respeito do comportamento da Covid-19 para algumas cidades brasileiras. O modo “Estudo de Casos” (versão 2.0) foi implementado considerando a dificuldade dos usuários em identificar alguns dados para realizar as simulações. Entre os parâmetros solicitados, estão os números de habitantes, de casos confirmados, de recuperados e de óbitos, além do percentual de circulação e da taxa de quarentena.

 

Com a atualização, é possível clicar em um ícone do mapa do Brasil e escolher uma das cidades previamente cadastradas. Ao lado de cada uma é informada a data mais recente de atualização dos parâmetros e um texto com gráficos relativos ao trabalho realizado durante a identificação paramétrica. Os parâmetros são transportados automaticamente para a interface, de forma que o usuário precisará apenas escolher o tempo final que deseja para a realização da sua simulação. Os resultados são apresentados na forma de dados e gráficos. O Rio Grande do Sul é o único estado com duas cidades cadastradas: além da capital, Porto Alegre, há os dados também de Pelotas.

 

Fonte: FURG


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

NO AR

-

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS