Brasil começa participação no Campeonato Gaúcho contra o Juventude no Alfredo Jaconi
Brasil reencontra Juventude na abertura do GauchãoFoto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB
O Brasil vai estrear no Campeonato Gaúcho de 2017 diante do Juventude, dia 29 de janeiro, em Caxias do Sul. O regulamento e a tabela de jogos da competição foram aprovados nesta segunda-feira no Congresso Técnico realizado na Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre. A negociação com a televisão se estende e vira impasse, com os clubes rejeitando a proposta apresentada pela Globo.
Como nas duas últimas edições do Gauchão, o Brasil vai começar sua participação em Caxias do Sul. Em 2015, a estreia foi diante do Caxias – vitória por 1 a 0. Neste ano, o primeiro jogo foi novamente na cidade da Serra Gaúcha, no Centenário, mas contra o Grêmio, porque o Bento Freitas estava interditado. Perdeu por 3 a 1. Agora, a partida é contra o Juventude, no Alfredo Jaconi. Um do jogo de equipes da Série B do Brasileiro.
Os 12 times do Gauchão vão se enfrentar em turno único – de 29 de janeiro a 29 de março. Os quatro primeiros colocados passam para as quartas de final. A novidade em relação aos anos anteriores é que os confrontos das quartas e semifinais serão realizados em jogos de ida e volta. Os dois últimos serão rebaixados para a Divisão de Acesso.
A fórmula será repetida – inclusive, com a mesma tabela de jogos – em 2018. Haverá apenas a inversão do mando de campo e a substituição dos rebaixados pelos dois que subirão do Acesso neste próximo ano.
O Brasil fará seis jogos em casa e cinco fora. Veja os jogos do Xavante no Gauchão:
29/01 – domingo – Juventude x Brasil (Alfredo Jaconi)
05/02 – domingo – Brasil x Cruzeiro (Bento Freitas)
12/02 – domingo – Veranópolis x BRASIL (Antônio David Farina)
19/02 – domingo – Brasil x Ypiranga (Bento Freitas)
25/02 – sábado – Inter x Brasil (Beira Rio)
05/03 – domingo – Brasil x São Paulo (Bento Freitas)
12/03 – domingo – Brasil x Grêmio (Bento Freitas)
19/03 – domingo – São José x Brasil (Passo D’Areia)
22/03 – quarta – Brasil x Caxias (Bento Freitas)
26/03 – domingo – Brasil x Novo Hamburgo (Bento Freitas)
29/03 – quarta – Passo Fundo x Brasil (Vermelhão da Serra)