Sanep já produziu 18,8 mil materiais de limpeza com óleo de cozinha usado

Projeto Óleo Sustentável

Imagem da InternetImagem da InternetFoto: Internet

Parte das unidades foi distribuída aos centros de saúde que se dedicam ao enfrentamento da pandemia de coronavírus em Pelotas. Mais de 7,6 mil litros de óleo já foram descartados pela população.

 

Através do projeto Óleo Sustentável, lançado pelo Sanep no ano passado, quem preserva o meio ambiente, dando um destino correto ao óleo de cozinha usado, também tem colaborado com as unidades de saúde que enfrentam a pandemia do novo coronavírus na cidade. Isso porque todo o material descartado nos pontos de coleta é transformado em materiais de limpeza – itens essenciais para evitar a propagação do vírus, que são doados pela autarquia e auxiliam na higienização dos centros de atendimento ao público.

 

De novembro a março, foram coletados 7,6 mil litros de óleo. Destes, 3 mil litros já foram revertidos em 18,8 mil artigos de limpeza – 17 mil barras de sabão (4,2 toneladas) e 1,8 mil tubos de detergente (900 litros), números que dimensionam o poder da iniciativa para transformar o, até então, lixo descartável em arma poderosa contra o vírus. Por isso, atualmente, toda a produção da Usina de Processamento de Óleo Saturado do Sanep é encaminhada às instituições de saúde do município.

 

Itens de limpeza já foram destinados à Santa Casa de Pelotas, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), à Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, à Secretaria de Saúde e a Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após o período da pandemia, parte dos produtos será repassada a escolas, gerando economia de verba pública, e a outra metade à Cooperativa Nova Esperança para comercialização, gerando renda para as famílias cooperadas. A autarquia mantém a mesma frequência de coleta e monitoramento dos 22 pontos de descarte espalhados pela cidade, além de ter intensificado a limpeza destas áreas.

 

Na loja 67 do Shopping Pelotas (em frente ao D’Feira, na praça de alimentação), o Sanep divulga o projeto Óleo Sustentável e distribui amostras do detergente produzido com o óleo – uma oportunidade para os pelotenses testarem a qualidade do produto em casa e engajarem-se nesta importante causa. Há uma estrutura de coleta no local, semelhante às presentes nos lugares de coleta, para a comunidade conhecer o passo a passo do descarte. 

 

Fonte: Sanep


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

NO AR

Adalim Medeiros Show

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS