Hospital Escola cria 23 leitos exclusivos para tratar pacientes com o novo coronavírus

Situação emergencial da pandemia que nesse momento chega a Pelotas

Imagem da InternetImagem da InternetFoto: Internet

Hospital de referência municipal para tratar os pacientes infectados com o novo coronavírus (Covid-19), o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel/EBSERH) reorganizou sua estrutura assistencial, administrativa e de ensino para atender à situação emergencial da pandemia que nesse momento chega a Pelotas. A principal medida foi a criação de uma unidade específica e isolada para os pacientes infectados, com 23 leitos, e a formação de uma equipe treinada e exclusiva para o atendimento desta ala.

 

A instituição criou no início de março, o Comitê Interno para Ações de Enfrentamento à Pandemia pelo Coronavírus, que se reúne diariamente e, desde a semana passada, envia por e-mail a todos colaboradores as decisões tomadas nas reuniões para fins de acompanhamento. “Nosso principal objetivo é unir esforços de todas as áreas para tomar as melhores decisões, para enfrentar este momento que já está mudando completamente a rotina das pessoas e, especialmente, aqui dentro do hospital. Queremos que todos saibam o que está acontecendo e possam se manter seguros e bem informados para atuar da melhor forma possível”, destacou a superintendente Samanta Madruga.

 

O terceiro andar do hospital – localizado em parte anexa à Santa Casa, onde eram as enfermarias da Clínica Cirúrgica – foi completamente desocupado para dar lugar aos espaços que serão usados pelas equipes que atenderão aos casos de Covid-19. As rotas de entrada e circulação já foram sinalizadas e as equipes estão e permanecerão recebendo os treinamentos para os atendimentos.

 

Seguindo o Decreto Municipal, as cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais foram suspensos, exceto aqueles de pacientes oncológicos e o pré-natal de alto risco. Somente cirurgias de urgência serão realizadas, bem como procedimentos cirúrgicos de suporte aos pacientes internados.

 

“Conseguimos, a muitas mãos, em um curto espaço de tempo, adequar uma estrutura com foco no melhor atendimento aos pacientes e maior segurança aos nossos colaboradores. A direção está 24 horas a postos para apoiar no que for preciso”, finaliza Samanta.

 

Fonte: CCS UFPel


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

NO AR

Pelotense a Caminho do Sol

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS