Começa a formação dos novos conselheiros tutelares

Conselheiros tutelares e os 1º suplentes participaram dos primeiros encontros

n/d

Conselheiros tutelares e os primeiros suplentes participaram dos primeiros encontros de formação da nova equipe, nesta quinta e sexta-feira (6 e 7). A formação integra o Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA). Nos encontros, realizados na sede da Secretaria de Assistência Social (SAS), foram desenvolvidos círculos da paz e finalizado o plano anual de formação.

 

O objetivo é desenvolver e fortalecer as ações dos conselheiros, qualificando-os para o papel na defesa de direitos e na articulação com as políticas públicas dos direitos das crianças e adolescentes, como estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

A conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e chefe do Departamento de Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Assistência Social (SAS), Aline Crochemore, diz que além da formação teórico-prática, foram utilizadas metodologias do Pacto Pelotas pela Paz. Os servidores tiveram espaço para falar, e foi feita a sensibilização e união da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes. Aline diz que a proposta de formação foi muito bem recebida pelos conselheiros, que deram muitas contribuições ao plano.  

 

A próxima etapa será um curso a distância (EAD), com encontros presenciais. Os participantes serão divididos em duas turmas, uma de 17 a 21 de fevereiro e a segunda de 9 a 13 de março, com aulas nos seguintes módulos:

 

Módulo 1 – A proteção social da criança e do adolescente;

Módulo 2 – O Conselho Tutelar e suas atribuições;

Módulo 3 – O dia a dia do conselheiro tutelar: desafios e possibilidades;

Módulo 4 – Perguntas e respostas.

 

Outras ações estão previstas para todo o ano, como a capacitação para uso do Portal Eletrônico do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e oficinas bimestrais de formação.

 

A formação é promovida pela SAS, Comdica, Assessoria de Relações Institucionais e Gestão Estratégica, Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Senac.

 

Fonte: ASCOM


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS