Processo de impeachment de Trump entra em nova fase nesta quarta

Washington viverá um grande espetáculo político

Imagem da InternetImagem da InternetFoto: Internet

Washington viverá, a partir desta quarta-feira(13), um grande espetáculo político, quando começam as primeira audiências públicas de testemunhas-chave na investigação para destituir o presidente Donald Trump.

 

O republicano não se cansa de classificar como “farsa” o processo em curso e promete se vingar dos democratas nas urnas em 2020.

 

Depois de semanas de audiências sobre o caso ucraniano, realizadas a portas fechadas no Congresso, estas sessões permitirão aos americanos “ouvir as pessoas com um patriotismo profundamente arraigado contar a história de um presidente que extorquiu um país vulnerável ao reter ajuda militar”, disse o congressista democrata Jim Himes no domingo.

 

Encarregado dos negócios americanos em Kiev, Bill Taylor será o primeiro a se sentar diante do poderoso Comitê de Inteligência da Câmara de Representantes.

 

Esta escolha não foi aleatória: seu relato, divulgado em outubro, é um dos que confirmam as suspeitas da chantagem de Trump feita à Ucrânia.

 

As audiências públicas são um sinal de que os democratas se aproximam do final de sua investigação para aprovar um julgamento político contra o presidente. O último no país foi há mais de 20 anos, contra o democrata Bill Clinton, pelo caso Monica Lewinsky.

 

O escândalo atual explodiu depois de vir à tona uma conversa por telefone de 25 de julho, na qual Trump pediu a seu colega ucraniano, Volodymyr Zelensky, que “desse uma olhada” no ex-vice-presidente Joe Biden, uma dos pré-candidatos democratas favoritos para disputar a Casa Branca em 2020.

 

Suspeita-se de que o presidente republicano condicionou a entrega de uma ajuda militar de US$ 400 milhões já prometida a Kiev à investigação, por parte da Ucrânia, dos negócios do filho do ex-vice, Hunter. Este último trabalhou em um importante grupo de gás ucraniano entre 2014 e 2019.

 

Fonte: Isto É


 


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS