Catalunha tem 3º dia de protestos contra pena de prisão para independentistas

Movimento fracassado de independência catalã de 2017

Imagem da InternetImagem da InternetFoto: Internet

A Catalunha tem nesta quarta-feira  (16) o terceiro dia de protestos contra sentença que condenou de 9 a 13 anos de prisão os líderes do movimento fracassado de independência catalã de 2017. O governo afirmou que 51 pessoas foram detidas nesta madrugada em várias cidades.

 

De acordo com o ministério do Interior, 29 pessoas foram detidas na província de Barcelona, 14 em Tarragona e oito em Lleida. Além disso, 54 policiais regionais e 18 policiais nacionais ficaram feridos. Alguns deles sofreram fraturas, de acordo com o Ministério do Interior.

 

Na noite desta terça-feira (15), um violento confronto entre manifestantes e policiais ocorrido no centro de Barcelona. Cerca de 40 mil pessoas participaram de uma manifestação na cidade. À noite, policiais tentaram dispersar a multidão e houve confronto.

 

Também foram registrados confrontos nas cidades de Tarragona, Lleida e Girona, onde foram organizadas concentrações diante das respectivas sedes das delegações do governo espanhol. Nesta manhã, grupos pró-independência caminhavam em uma estrada perto de Girona. Não havia registro de confrontos violentos.

 

Na segunda (14), a Suprema Corte da Espanha condenou nove líderes da tentativa frustrada de independência da Catalunha a penas de prisão que vão de 9 a 13 anos por sedição (uma forma mais branda de rebelião contra autoridade). Outros três réus foram absolvidos da acusação de malversação de dinheiro público e não foram condenados à prisão.

 

Lideranças do movimento pró-independência da Catalunha convocaram manifestantes e foram prontamente atendidos. Confrontos com policiais deixaram 131 feridos. A maior parte deles, 115, estavam no aeroporto El Prat, onde um manifestante perdeu o olho e um outro, parte dos testículos.

 

Fonte: G1


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS