Pelotas em defesa de Universidades e Institutos Federais de ensino

Protesto ocorre no Largo do Mercado Público

Em entrevista à Rádio Pelotense, por volta das 16 horas desta quarta-feira (15/5), a estudante, Rafaela Rosa, integrante do Centro Acadêmico do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas, relatou que centenas de pessoas estão participando, do protesto em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, no Largo do Mercado Público, no centro histórico de Pelotas. A manifestação iniciada pela manhã, deve se estender até o início da noite. O movimento em defesa de Universidades e Institutos federais de ensino está presente em todos os 26 Estados mais o Distrito Federal.

 

Em Pelotas, manifestação atinge grande número de pessoasEm Pelotas, manifestação atinge grande número de pessoas As manifestações acontecem no Largo do Mercado Público, no centro histórico de PelotasAs manifestações acontecem no Largo do Mercado Público, no centro histórico de Pelotas
Estudantes, professores e entidades sindicais participam da manifestaçãoEstudantes, professores e entidades sindicais participam da manifestação

 

O corte de recursos atinge também o Instituto Federal Sul Riograndense sediado em Pelotas com o total de 14 campus instalados em vários municípios gaúchos. Neste caso, o bloqueio imposto pelo governo federal chega a 16 milhões 225 mil 813 reais para o custeio e 3 milhões 792 mil 531 reais para investimento e infraestrutura. Segundo a reitoria da UFPel, o corte orçamentário feito pelo Governo significa 22 milhões de reais a menos nos recursos de custeio que já, originalmente, são insuficientes para a manutenção da Universidade, e 7 milhões de reais na verba de capital, destinados a investimentos em infraestrutura e obras.


A Rádio Pelotense acompanha também as manifestações em Rio Grande, junto à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

 

Mais imagens do evento, clicando aqui.

 

Reportagem: Stefanie Furtado e Carlos Machado


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

  3222-4334

NO AR

Pelotense a Caminho do Sol

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS