Indígenas pedem a Moro que Funai fique no Ministério da Justiça

Existe a possibilidade de a Funai fique sob o comando do Ministério da Agricultura

Imagem da InternetImagem da InternetFoto: Internet

As associações de servidores e de indigenistas da Funai encaminharam uma carta ao futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, para explicar a importância da Fundação Nacional do Índio permanecer na estrutura do Ministério da Justiça. No desenho do futuro governo, existe a possibilidade de a Funai deve ficar sob o comando do Ministério da Agricultura

 

 A carta diz que, desde 1988, as políticas indigenistas deixaram de ser atribuição exclusiva da Funai, o que acarretou na diminuição do orçamento da fundação e, por consequência, na dificuldade de desempenhar suas funções de proteger os direitos indígenas. Ainda de acordo com o documento, o orçamento da Funai sofreu uma queda de 190 milhões de reais em 2013 para 117 milhões neste ano.

 

O dinheiro seria insuficiente para custear e manter as atividades em prol de uma população de mais de um milhão de índios brasileiros, além da manutenção das 39 coordenações regionais, 300 coordenações técnicas locais e 11 frentes de proteção etnoambiental, em 23 bases na Amazônia Legal.

 

A carta relata também que, por conta das péssimas condições de trabalho, os servidores da fundação têm desistido de suas funções, deixando ainda mais escasso o quadro de funcionários da Funai. A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o caso não está definido. O ministro Sérgio Moro não comentou o assunto.

 

Fonte: Agência Brasil


Rádio Pelotense - AM 620 KHZ

NO AR

Atualidade Esportiva 1° Edição

Ouvir agora

Desenvolvido por:

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS